Falta de manutenção no ar-condicionado: o que pode causar e quais os riscos?
Você sabia que o bom funcionamento do ar-condicionado depende de algumas práticas que não podem ser negligenciadas?
Ignorar a manutenção do ar-condicionado ou não seguir uma periodicidade regular pode repercutir em consequências que pesam no bolso e prejudicam a saúde de todos.
Se você quer aproveitar ao máximo o conforto térmico oferecido pelo aparelho, confira o conteúdo a seguir para saber a importância das ações planejadas e entender o que a falta de manutenção no ar-condicionado pode causar. Acompanhe!
Ar-condicionado sem manutenção: o que pode acontecer?
Para garantir todos os benefícios para os usuários em ambientes residenciais ou comerciais, é indispensável realizar as manutenções e as correções no ar-condicionado para manter os seus cuidados em dia.
Essas ações podem ser esquecidas, mas os riscos são preocupantes e podem afetar a saúde das pessoas e a vida útil do ar-condicionado.
Afeta a eficiência energética
Um ar-condicionado sem manutenção gasta mais energia e é fácil entender o porquê. Ao passar muito tempo sem cuidar do aparelho, é normal que poeiras e resíduos se acumulem em seu interior. Consequentemente, a passagem do ar é obstruída e isso faz com que despenda mais energia para atingir a temperatura desejada.
Ou seja, deixar de fazer a manutenção preventiva faz o ar-condicionado consumir mais e ter um desempenho baixo na refrigeração ou aquecimento.
Prejudica a qualidade do ar interior
Em condições normais, o ar-condicionado é sinônimo de saúde e bem-estar, inclusive para as pessoas com problemas respiratórios e alergias. Porém, a falta de manutenção faz com que o aparelho circule um ar repleto de impurezas.
Nesse sentido, deixar de lado os cuidados periódicos podem contribuir para a proliferação de bactérias, fungos e ácaros.
Afeta a saúde dos usuários
Um ambiente com ar poluído contribui para o agravamento de problemas respiratórios, irritações nos olhos e nas mucosas, além de outros desdobramentos negativos, como infecções e contaminações por vírus.
Ao contrário do que aconteceria em condições normais, um ar-condicionado sem manutenção é perigoso para a saúde, já que sua higienização não é feita adequadamente.
Maior incidência de danos e falhas
A falta de manutenção aumenta as chances de lidar com problemas indesejados, como desligamentos repentinos ou a perda da capacidade de climatização.
Um ar-condicionado mal cuidado tem mais chances de estragar e exigir despesas financeiras para sanar imprevistos que atingem os circuitos elétricos ou podem contribuir para o surgimento de vazamentos, goteiras, obstruções, desgastes e uma infinidade de outros defeitos.
Assista o vídeo abaixo e confira alguns sinais de que seu ar-condicionado precisa de manutenção:
Evite dores de cabeça, chame a GS Facilities!
A manutenção preventiva deve ser feita por um profissional com experiência para atuar mantendo a garantia de fábrica, com GS Facilities.
Nas residências, é importante que o usuário mantenha em dia alguns cuidados, como:
limpeza da parte externa do ar-condicionado;
higienização dos filtros removíveis do aparelho;
cuidados conforme as recomendações do manual.
Em suma, a manutenção preventiva do ar-condicionado é uma iniciativa obrigatória em edifícios de uso coletivo e público.
Por fim, agora que você entende o que a falta de manutenção no ar-condicionado pode causar.
Fonte: Daikin!
Comments