Sobre o layout, o blog tem tudo que você precisa para criar lindos posts que chamam a atenção do leitor. Confira nossos recursos de design.
Geralmente as pessoas só se preocupam com o ar-condicionado quando ele não está funcionando, não é? Você já parou pra pensar que há mais segredos entre sua parede e seu ar-condicionado que sua vã filosofia possa imaginar?
Pois saiba que esse aparelho mais do que necessário nos dias quentes carrega curiosidades bastante interessantes. Quer ver? Então prepare a temperatura ideal do seu ambiente e confira essa lista que fizemos para você:
Curiosidade sobre o ar-condicionado que você certamente não sabia
1) Você fala o nome errado
O nome correto é condicionador de ar e não ar-condicionado. O ar que sai de dentro do aparelho é que pode ser chamado de ar-condicionado - ou seja, é o ar normal que está condicionado a uma temperatura menor. O que o aparelho faz é condicionar esse ar, por isso ele é um condicionador de ar. Porém, é quase unânime que todo mundo chame ele de ar-condicionado.
2) O aparelho tem duas partes
Essa talvez você já tenha notado: o aparelho de ar-condicionado é formado por duas partes, aquela que vai dentro do ambiente e a outra, que fica no lado de fora. Mas que elas se chamam condensadora (lado externo) e evaporadora (lado interno) você certamente não sabia, não, é?
3) A temperatura considerada ideal é de 23°C a 24°C
Há pessoas que sentem mais frio, outras sentem mais calor. É difícil agradar a todos, mas há uma temperatura considerada ideal para manter o ambiente confortável.
Acredita-se que deixar o local na média de 23°C ou 24°C seja agradável ao corpo humano por não necessitar de casacos e ainda assim aliviar o calorão. É uma temperatura bastante democrática que ajuda a evitar brigas entre pessoas que gostam mais ou menos do friozinho. Há ainda normativas trabalhistas que estipulam essa temperatura entre 20°C e 24°C, a escolha vai depender da região, da estação do ano e claor, das pessoas.
4) O ar frio é mais "pesado" que o ar quente
O ar frio e o ar quente possuem densidades diferentes. Como as moléculas de ar frio ficam mais próximas umas das outras, acabam tornando este ar mais denso (mais pesado), fazendo com que "desça" no ambiente. Por isso que o aparelho de ar-condicionado deve ficar no alto. Se você colocá-lo na parte inferior do ambiente, o ar frio não subirá, atingindo o restante do ambiente com tanta eficácia. Já as moléculas de ar quente são mais distribuídas, dividindo o peso pelo espaço. Por esse motivo que as lareiras devem ficar no chão do ambiente.
5) Você deve fazer manutenção a cada seis meses
A maioria das pessoas só utiliza o aparelho de ar-condicionado no verão e depois esquece de fazer a manutenção. Quando volta a utilizar, acaba encontrando problemas.
É importante fazer sempre a manutenção do aparelho, limpando os filtros com frequência e chamando um técnico para fazer limpezas mais profundas e verificar se o aparelho está em perfeito estado.
6) O ar-condicionado não foi inventado para refrescar o ambiente
Por incrível que pareça, o ar-condicionado não foi criado com a ideia principal de climatizar o ambiente para o conforto das pessoas. Ele foi inventado para resolver um problema da indústria gráfica nos dias quentes de verão.
Com o calor, os papeis absorviam a umidade do ar, impedindo a fixação das cores e deixando a imagem borrada. Com a invenção de um jovem engenheiro em 1902, a umidade diminuía e era possível fazer as impressões.
Comentários